Qual a origem do Dia Internacional da Mulher?

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Dia daquelas que lutam pelos seus direitos. Dia daquelas que sabem bem o que querem. Mas, você sabe como e quando surgiu essa data comemorativa?

Qual a origem do Dia Internacional da Mulher?

Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Dia daquelas que lutam pelos seus direitos. Dia daquelas que sabem bem o que querem. Dia daquelas que seguem firmes e fortes atrás dos seus objetivos e sonhos. E claro, sempre querendo quebrar tabus e mostrar para o mundo qual é a realidade das mulheres hoje. Mas, você sabe como e quando surgiu essa data comemorativa?

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Lá em 1910 teve uma Conferência Internacional De Mulheres Trabalhadoras, que aconteceu na Dinamarca. Uma mulher chamada Clara Zetkin apresentou uma proposta para que todas as mulheres se juntassem e se unissem em um único dia para dar voz e reivindicar os seus direitos e lutas diárias. A proposta foi aprovada por unanimidade (UFA!) e finalmente o primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 1911.

Esse dia contou com milhares de participações em torno do mundo, juntando mais de um milhão de mulheres adeptas à data e passeatas no dia. Os principais países onde ocorreram foram na Suíça, Dinamarca, Áustria e Alemanha. Dentre as imposições que elas queriam estavam o direito ao voto, ao trabalho, ao fim das discriminações e à ocupar cargos públicos.

Desde 1913, a celebração se tornou uma data fixa no dia 8 de março. Foi lá, às vésperas da Guerra Fria, que milhares de mulheres russas se organizaram para se manifestar pela paz. O fato uniu as mulheres ainda mais e fortaleceu o elo para a luta por nossos direitos e pela paz. A data foi finalmente oficializada só em 1977 pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A partir do ano de 1996, cada ano que passa tem um tema para caracterizar o momento. É uma data para todas as mulheres se unirem em busca da conquista dos direitos, principalmente do aumento dos salários que ainda é mais baixo do que o dos homens.

Qual o tema do Dia Internacional das Mulheres em 2019?

O tema do Dia Internacional da Mulher em 2019 é tecnologia e inovação, divulgado pela ONU Mulheres em janeiro deste ano. “Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança”, segundo a organização em nota para Agência Brasil.

Para quem não sabe, a ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, voltada para cuidar de assunto relacionados às mulheres e nossas lutas.

Segundo ainda a nota, para que atinjam até 2030 os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é necessário investir em “planejamentos que rompam com a situação habitual, a fim de eliminar as barreiras estruturais e garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fique para trás” (OBRIGADA!). Sendo o ideal seria a criação de sistemas para abranger desde o banco móvel até a inteligência artificial e a internet, os quais proporcionam mais inclusão para essa parte da população.

Afinal, a tecnologia e a inovação trazem consigo diversas oportunidades. Porém, neste ramo ainda há pouca representatividade feminina e é isso que eles querem estimular. É preciso ter mais mulheres presentes no setores de ciência, tecnologia matemática, engenharia e design. Tudo isso em busca da igualdade de gênero nas empresas, visando também o aumento da liderança feminina nessas áreas e quebras de tabus.

Gostou de saber mais sobre a origem do Dia Internacional da Mulher? Continue acompanhando o Coletivo Cínicas e empodere-se!

banner_728banner_728banner_728banner_728

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *