O que é sororidade e como praticar no dia a dia

Você certamente já se perguntou ou que era ou precisou explicar pra alguém o que é sororidade. Tanto é que essa foi uma das perguntas mais feitas ao Google em 2017.

O que é sororidade

Você certamente já se perguntou ou que era ou precisou explicar pra alguém o que é sororidade. Tanto é que essa foi uma das perguntas mais feitas ao Google em 2017.

Cada vez mais as buscas por termos relacionados ao feminismo e à igualdade de gênero estão dominando as listas na internet entre os assuntos mais buscados – ainda bem!

Mas afinal, o que é sororidade?

Sororidade é basicamente mulheres apoiando mulheres, seja em qualquer assunto, em qualquer lugar. Antes de tudo, vamos entender o conceito. Sororidade vem de sorority, que significa “irmandade de mulheres “. Lá nos EUA, os americanos chamam as repúblicas universitárias assim há 40 anos.

O termo propõe uma aliança entre mulheres com a finalidade de acabar com todas as formas de opressão, até mesmo aquela surge entre nós mesmas, como “mas que roupa você tava usando quando o cara mexeu com você?”. Nós não deveríamos pensar assim, que a sua amiga foi assediada por conta da roupa dela. Deveríamos ficar preocupadas com a situação e com a nossa amiga, dando o apoio necessário à ela. Afinal, sororidade é mulheres apoiando mulheres. O apoio entre as mulheres é o ponto principal aqui.

Unidas pela mesma causa

O que é sororidade parte do princípio de que devemos nos unir para ajudar umas às outras e não julgá-las sem perceber. Hoje em dia, há ações para que as mulheres não andem sozinhas nas ruas e encontrem uma companhia, pois infelizmente mulheres sozinhas são mais vulneráveis a esses tipos de assédios. Quem nunca chamou uma amiga para ir ao banheiro junto na balada?

A sororidade faz bem para quem recebe e para quem pratica, afinal, a pessoa do outro lado às vezes só precisava de um apoio em meio ao julgamento da sociedade para seguir em frente e superar a situação, além de pensar em formas de combatê-la. Sororidade não é amar todas as mulheres, e sim não odiar alguém só por ser mulher.

Depois de explicar o conceito de sororidade, agora é a hora de repensar nossos atos e apoiar nossas mulheres desse mundão SEMPRE

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *