Mulheres que enfrentam o câncer de mama contam a importância de receber um lenço

O câncer de mama é uma luta diária para muitas. A batalha pela conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico também, e deve ser apoiada sempre, afinal, é mais fácil se prevenir do que passar por um susto, um tratamento e um reviravolta na sua vida - e todas estamos sujeitas a isso.

Foto: Instituto de Quimioterapia e Beleza/ Flávia Flores
Foto: Instituto de Quimioterapia e Beleza/ Flávia Flores/ By Eduardo Knap

O câncer de mama é uma luta diária para muitas. A batalha pela conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico também, e deve ser apoiada sempre, afinal, é mais fácil se prevenir do que passar por um susto, um tratamento e um reviravolta na sua vida – e todas estamos sujeitas a isso.

O Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) alerta sobre a importância da conscientização além da iniciativa do Outubro Rosa. A luta tem que ser 24h por dia, 365 dias do ano. O IQeB faz mensalmente uma doação de cerca de 700 lenços para o projeto De bem com Você – A beleza contra o câncer, coordenado pelo Instituto Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que promove oficinas de automaquiagem a mulheres em tratamento contra o câncer.

Com esse destaque, o IQeB, idealizado e liderado pela blogueira e ativista Flávia Flores, apresenta depoimentos emocionantes de Cats – pacientes que lutam contra o câncer – no momento do recebimento dos lenços doados pelo seu Banco de Lenços, junto com mensagens personalizadas de apoio e força.

Flávia Flores sempre esteve ligada ao mundo da moda e beleza. Formada em Administração, ela já trabalhou em grandes empresas do mercado de moda nacional e internacional. Em 2012, Flávia foi diagnosticada com câncer de mama e foi quando resolveu criar inédito projeto “Quimioterapia e Beleza”. Em 2013, ela também publicou o best seller “Quimioterapia e Beleza”, e finalmente em 2015 inaugurou o IQeB, e desde então ajuda mulheres que estão na luta pela cura do câncer, igual ela passou.

Em 2013, durante meu tratamento eu escrevi o Quimioterapia e beleza a convite da Editora Geração. Um livro bem verdadeiro; como um desabafo eu contei sobre as minhas atrapalhadas da vida, que foram varias, fiz as leitoras se emocionarem e se identificarem com a minha história, contei sobre o meu diagnóstico e todo o processo que vivi naquele ano. Escrevi em pequenos capítulos de uma maneira muito divertida o que muitos viam como uma tragedia, embelezei as páginas do meu livro com mais de 200 fotos. E ele virou um best seller 🙂 Quem já leu o meu livro levanta a mão!!! 🤚🏻 Quem gostou bate palma 👏🏻👏🏻👏🏻 E quem não leu ainda pode aproveitar a promoção da Saraiva! Ele está custando R$17,90. E como somos internacionais, as Cats que moram fora do Brasil podem comprar pelo site da Editora Chiado, pois eles entregam no mundo todo! http://olha.ai/894QcR E não estranhe se você achar uma ou outra capa pra comprar, é o mesmo livro! ❤ Agora quando você ler o livro, contra pra mim, vou adorar saber qual parte do meu livro te marcou mais! #eusouumacat #aiquechique #aiqueemocao #livro #superacao #leveza #amor

A post shared by Flávia Flores 🎀 (@quimioebeleza) on

A luta contra o câncer de mama: confira os depoimentos

Má Mascarenhas

Má Mascarenhas, uma das cats presenteadas, postou sua alegria nas redes sociais, com um belo depoimento em agradecimento aos lindos lenços que ganhou.

“Não sei como agradecer o carinho e o acolhimento de pessoas que nunca me viram. Quando o chão se abre e parece que a queda não vai ter fim, aparece uma página amiga, com pessoas que enxugam suas lágrimas e que você ajuda a enxugar lágrimas também. Você descobre que a maior arma contra o que vai enfrentar é a resistência, a perseverança, a resiliência e sua fé”

Para Mascarenhas, receber o lenço foi como receber um troféu. “Meu troféu, que eu vou erguer e amarrar no alto da minha cabeça e ficar linda para enfrentar o que tiver de enfrentar. Meu lindo lenço”, afirma.

Cleci

Para idealizadora Flávia Flores, não há nada mais gratificante do que a felicidade de suas Cats. É o caso emocionante de Cleci. Ela recebeu os lenços enviados pelo IQeB, e quase não conseguiu ler a cartinha que os acompanhava, pois seus olhos ficaram cheios de lágrimas de muita emoção e gratidão.

“Nos últimos tempos, minhas lágrimas têm sido de angústia e tristeza, mas a iniciativa do Banco de Lenços conseguiu realmente me emocionar. Chorei de felicidade”

Cleci, que está no início do tratamento e já têm, os lenços enviados pelo Banco de Lenços Flávia Flores, como seus preferidos.

Cintia

Como uma corrente do bem, o IQeB foi encontrado também por outra Cat, e mais uma vida foi transformada. Cintia logo após seu diagnóstico ficou perdida e frustrada, até que uma pessoa muito importante para ela lhe deu suporte, recuperando um pouco de sua autoestima. Isto fez com que Cintia procurasse meios alternativos de se manter firme e encontrasse o instituto e o Banco de Lenços Flávia Flores.

“Além dos lenços, o que mais me emocionou foram os bilhetes escritos a mão contendo mensagens positivas. Pela primeira vez desde o diagnóstico não me senti apenas um número. Sou grata por isso”

Como doar lenços

As pacientes conseguem solicitar ou doar através do site: www.bancodelencos.com.br. Quando solicitam, elas têm opção de descrever como são e como querem o seu lenço. Antes do envio, que é gratuito, existe um processo operacional que consiste no armazenamento dos lenços, novos ou usados, triagem, higienização, embalagem, separação de pedidos e postagem,além da feitura de uma mensagem específica para cada Cat. “Eu seleciono um lenço de acordo com a solicitação de cada uma, escrevo um recadinho, coloco em uma linda caixa rosa e levo para os correios”, diz Flávia Flores.

Gostou da iniciativa? Vem fazer parte! <3

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *