Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

As mulheres vêm fazendo história desde que elas vieram ao mundo. Uma pesquisa reuniu leitores da BBC World History e eles elegeram as 5 mulheres mais influentes da história.

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

As mulheres vêm fazendo história desde que elas vieram ao mundo. A representatividade feminina nem sempre foi forte, mas sempre batalharam pelos direitos e pelo o que bem queriam. Uma pesquisa reuniu leitores da BBC World History e eles elegeram as 5 mulheres mais influentes da história. Que maravilhoso, né?

Foram elas que começaram a abrir os caminhos para nós, as mulheres de hoje. Não foi nem um pouco fácil, muitas resistiram e foram até presas, mas nenhuma luta que nós mulheres não damos conta! E seguimos em frente pra honrar o esforço das pioneiras.

1) Marie Curie

Segundo a pesquisa, a maior mulher de toda a história foi Marie Curie (1867-1934). Ela foi a cientista que apresentou as primeiras pesquisas sobre radioatividade, ajudando a desenvolver o famoso raio-X que conhecemos. Ela foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel, além de ser a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes.

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

Foto: BBC

2) Rosa Parks

Outra mulher que se consagrou como uma das mais influentes do mundo foi Rosa Parks (1913-2005), que foi presa nos Estados Unidos por simplesmente ter se recusado a dar o lugar dela para um homem branco no ônibus, lá em 1955. Revoltada com o acontecimento, ela organizou um protesto que se tornou símbolo do movimento pelos direitos civis nos EUA.

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

Foto: Reprodução

3) Emmeline Pankhurst

Essa mulher foi um famoso mulherão. Emmeline Pankhurst (1858-1928) foi uma das fundadoras do movimento britânico pelo sufragismo. Ela conquistou o apoio com o seu jeito carismático e com isso liderou o movimento em massa que deu o direito das mulheres de votar. VIVA EMMELINE!

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

Foto: AFP

4) Ada Lovelace

Ada Lovelace (1815-1852) é conhecida por ser a mulher pioneira da computação, sendo a primeira “programadora” do mundo. Entre aspas porque na época ainda não existiam nem sequer resquícios de computadores e sistemas, mas ela com a ajuda do inventor Charles Babbage trabalharam a ideia de uma máquina analítica nos anos 1800. Meu Deus! Olha onde já começaram a pensar nisso.

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

Foto: Reprodução

5) Rosalind Franklin

Rosalind Franklin (1920-1958) foi uma química e pesquisadora que fez uma das maiores descobertas na ciência da era moderna. Em 1952, ela auxiliou na criação de uma imagem que representa a estrutura do DNA, entendendo melhor a sua dupla hélice. Ela foi uma grande contribuidora no entendimento do DNA, RNA e de vírus. Infelizmente, ela não conseguiu ver a grande repercussão do seu trabalho pois faleceu em 1958 aos 37 anos, com câncer no ovário.

Conheça as 5 mulheres mais influentes da história

Foto: Reprodução

Gostou da seleção das mulheres mais influentes da história? Quem é a mulher que você tem como inspiração? Acompanhe aqui sempre no portal Cínicas!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *