5 fatos sobre menstruação no verão que você precisa saber

O verão é uma das épocas mais desejadas do ano, afinal, praia, biquíni, maiô e água de coco é uma combinação infalível para um bom descanso. Mas, nem sempre tudo sai como planejado nesta estação do ano, né?

5 fatos sobre menstruação no verão que você precisa saber

O verão é uma das épocas mais desejadas do ano, afinal, praia, biquíni, maiô e água de coco é uma combinação infalível para um bom descanso. Mas, nem sempre tudo sai como planejado nesta estação do ano, né? Tá com a viagem marcada e de repente você se lembra que vai menstruar bem nos dias que estará na praia… Puts! Você já começa a imaginar mil coisas.

Nem sempre a gente consegue se planejar para viajar e menstruar em épocas em que não vamos viajar. Mas isso não é um bicho de sete cabeças, não. São diversos cuidados que devemos tomar quando falamos sobre o assunto, por isso, o Cínicas resolveu separar alguns fatos que você precisa saber sobre menstruação no verão. Vem ver!

1) Emendar cartela de anticoncepcional funciona?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que as mulheres fazem durante o verão. Emendar cartela de anticoncepcional funciona, SIM! Porém, existem diversos pontos para você deve se atentar. O ideal é você se programar junto com o seu ginecologista para que a menstruação ocorra antes da data da viagem, mas se isso não for possível, não se desespere.

Quando a mulher começa a emendar cartelas pode acontecer escapes menstruais, porém com o tempo eles vão se espaçando e é possível que você fique grandes períodos sem menstruar. E aí que vem o problema: se essa é a sua primeira vez emendando cartela de anticoncepcional, as chances de não menstruar são bem baixas.

Só 20% das mulheres tem a sorte de dar certo logo de primeira. O fluxo sempre vai diminuir, mas não é garantia que vai ficar sem sangrar nada, ressalta a doutora Ilza Maria Urbano Monteiro, ginecologista e vice-presidente da Comissão Nacional de Especialidades de Anticoncepção da FEBRASGO (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

2) Tipos de absorventes e recomendações

Se você quer passar bem o verão, tem que testar com antecedência todos os métodos disponíveis antes da estação e, assim, ver com qual você se adapta melhor. Não vai deixar tudo para a última hora, caso contrário, você vai se desesperar se nada der certo!

Os métodos existentes que podem ajudar no verão são o absorvente interno e o coletor menstrual. Não é toda mulher que consegue se adaptar e usá-los, pois são introduzidos na vagina e é nessa hora que muitas mulheres sentem uma imensa dificuldade ou até mesmo uma sensação desconfortável com o uso. Por isso, precisamos de uma fase de teste com antecedência. Aqui você ler mais sobre o coletor menstrual.

Além disso, na menstruação no verão você tem que se atentar aos horários de troca do absorvente e do coletor. Se você ficar muito tempo com eles dentro do seu corpo, eles podem perder a sua função e também proliferar bactérias no local, causando doenças ginecológicas. O ideal é trocar o absorvente interno a cada 6 horas, e se você estiver na piscina ou no mar, tem que ser trocado até antes, pois o material do absorvente fica submerso no água.  Ah, e se você estiver usando coletor, jamais se esqueça de sempre lavar bem ele na hora de esvaziar, viu?

3) TPM no verão

Quando falamos de TPM no verão, tudo parece que é mais intensificado, né? Isso acontece pois as altas temperaturas mexem com o nosso corpo e nos deixam diferentes, sensíveis e retemos mais líquido nesta época. Por isso, é recomendado que a gente se hidrate MUITO, além de ter uma alimentação balanceada, com várias frutas incluídas no cardápio. Estar hidratada ajuda a amenizar alguns sintomas da TPM, como a dor de cabeça e o inchaço.

Água mineral, água de coco e sucos naturais diuréticos – o de abacaxi é uma ótima escolha – são bons aliados na menstruação no verão. Além disso, para quem costuma reter muito líquido, é bom evitar o alto consumo de cafeína, de chocolate e de sal. O álcool também deve ser ingerido em moderação. Isso porque, além dos efeitos colaterais já conhecidos, ele pode resultar em um esquecimento da pílula anticoncepcional, caso você faça o uso do medicamento, complementa a doutora.

4) Cuidado com infecções ginecológicas

O verão é a estação do ano mais propícia para pegarmos infecções ginecológicas, principalmente se já há alguma tendência. A umidade do biquíni ou maiô é o nosso grande inimigo da temporada, sendo recomendado não passar muito tempo com essas peças úmidas no corpo e sempre lavá-las bem, viu?

5) Biquínis absorventes

Se você não quer emendar cartela de anticoncepcional, nem usar absorvente interno ou coletor menstrual, existe outra opção que surgiu recentemente no mercado, que são os biquínis absorventes e maiôs absorventes. Eles são da marca Pantys, que criou as famosas calcinhas absorventes. Parece até sonho, né? Nós contamos um pouco mais sobre eles nesse post aqui.

Tá vendo como menstruação no verão não é mais desculpa para curtir? Guarde todas as dicas e bora viajar!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *