3 documentários sobre feminismo que você precisa assistir

Feminismo é mais do que uma palavra. Feminismo é ser você sem medo. É lutar pelo direito de todas nós, mulheres. É ser forte. É se empoderar. Por isso, o Cínicas reuniu alguns documentários sobre feminismo para você assistir e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

3 documentários sobre feminismo que você precisa assistir

Feminismo é mais do que uma palavra. Feminismo é ser você sem medo. É lutar pelo direito de todas nós, mulheres. É ser forte. É se empoderar. Hoje, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço, porém, essa luta já existe há muito tempo atrás. Por isso, o Cínicas reuniu alguns documentários sobre feminismo para você assistir e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Recentemente, também fizemos uma lista de séries feministas para assistir na Netflix, com indicações maravilhosas e que as mulheres amaram. Indicamos histórias de mulheres fortes e empoderadas que nos inspiram. E para a lista de documentários, não seria diferente. Confira!

Absorvendo o Tabu   

Você sabia que as mulheres, em alguns lugares da Índia, como no interior do país, não sabiam da existência do absorvente? Lá as mulheres usam toalhas quando estão menstruadas e sempre foi assim. Agora, pare e pense: há quantos anos a gente já não faz mais isso no Brasil e em outros lugares do mundo, existindo diversas opções de absorventes? Pois é. O documentário mostra o quanto as mulheres de alguns países não têm acesso à recursos e estão estagnadas, o que super contradiz com o feminismo, afinal, nós não somos sombras de ninguém e podemos ter acesso ao que bem quisermos. Esse é um ótimo documentário para reflexão. Ele tem 26 minutos de duração e está disponível na Netflix.

She’s Beautiful When She’s Angry

Manas, que documentário! Este é um dos que mais mostra a realidade do feminismo e a luta que já tivemos e temos até hoje. Ele retrata movimentos de mulheres que aconteceram nos EUA, onde elas iam para as ruas em busca da independência feminina e dos seus corpos. Também apresenta diversos relatos de senhoras que protestavam naquela época para terem liberdade sexual, a luta pela quebra de padrões estéticos (somos quem quisermos ser!), além da reivindicação do uso legal de anticoncepcionais (dá até uma indignação só de pensar que não era algo legal, né?), a igualdade de salários entre homens e mulheres, e muito mais. É, dá pra perceber que muita coisa ainda faz parte das nossas lutas diárias atualmente, né? Com isso, o documentário mostra de forma didática esse contexto de luta e mudança. She’s Beautiful When She’s Angry tem 1h30 e está disponível na Netflix.

Feministas: O que elas estavam pensando   

Este é um documentário que uniu mulheres de diversos grupos sociais que passaram por várias lutas nos anos 70 e se juntaram em prol da conquista de direitos femininos. É um documentário bem realista, com histórias verdadeiras  de quem viveu na época em que as mulheres eram vistas como loucas por quererem sair da caixinha que a sociedade impõe. As feministas do documentário mostram o quanto a liberdade de gênero é importante. Ele tem 1h30 de duração e também está disponível na Netflix.

Separe as dicas e prepare-se para maratonar uma noite! Você com certeza conseguirá assistir tudo em um play só. Tem filmes sobre feminismo também, como o filme Frida e As Sufragistas, além de diversos outros. E se você gosta de temas relacionados ao feminismo e empoderamento feminino, continue acompanhando o Coletivo Cínicas!

banner_728banner_728banner_728banner_728

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *