Carnaval sustentável: como curtir a folia da melhor forma

Uma das épocas mais festivas do ano está chegando: o Carnaval! E é claro que a gente gosta de curtir muito e se jogar na folia. Curta da melhor forma e tenha um Carnaval sustentável!

Carnaval sustentável: como curtir a folia da melhor forma

Uma das épocas mais festivas do ano está chegando: o Carnaval! E é claro que a gente gosta de curtir muito e se jogar na folia. Mas, como a gente já conhece e sabe como funciona, há  diversos pontos que devemos nos precaver e se prevenir para curtir da melhor forma e ter um Carnaval sustentável.

A gente sabe que é muito glitter e fantasias, mas também é muito lixo acumulado no chão. É de indignar a quantidade de lixo produzida durante o Carnaval só em Salvador, são recolhidas, em média, 1,5 mil toneladas a mais de lixo durante os dias das folias.

Por isso, o Coletivo Cínicas resolveu separar algumas dicas para você curtir um Carnaval sustentável e ajudar a contribuir com o meio ambiente. Vem ler!

Leve sua caneca

Se você ama drinks e tá planejando levar um garrafa pra dividir com o pessoal, uma das melhores formas de ajudar com a sustentabilidade é levar suas próprias canecas e copos para tomar a sua bebida, deixando de lado os copos de plástico descartável. Sabe aquelas canecas que a gente ganha em festas com tirante? Elas são uma opção prática para você carregar na folia. Outra opção legal são aqueles copos dobráveis, que dá para você tomar o que quiser e ainda são super compactos para guardar.

Use o metrô

Use e abuse dos transportes públicos na hora de curtir um Carnaval sustentável. Evite ao máximo usar carros e motos para se locomover, pois eles produzem o combustível fóssil que agrava o aquecimento global, além de gastar muito mais tempo na locomoção, por conta dos locais interditados nessa época. Aproveite também, sempre que possível, para ir aos lugares a pé ou de bicicleta, pois são opções ótimas e ainda ajudam a nossa saúde!

Opte pelo glitter ecológico para o Carnaval sustentável

Você sabia que o glitter comum demora séculos para se decompor no meio ambiente? E essa história vai muito mais além disso: o glitter é feito por microplásticos maléficos, pois o seu tamanho é tão pequeno que é praticamente impossível conseguir recolhê-los antes de chegarem ao mar. Eles somam 85% de todo plástico encontrado na natureza, acredita?

Outro ponto marcante também é que, pelo fato do glitter chegar ao mar, ele também afeta o ecossistema marinho e mata os peixes, tartarugas e outros animais marinhos, podendo prejudicar até o topo da cadeia alimentar. Vale a pena pensar duas vezes antes de usar o glitter tradicional no Carnaval.

Hoje em dia existem até campanhas para estimular o uso do glitter ecológico no Carnaval 2019, também conhecido como glitter biodegradável, para ajudar a salvar os animais. Eles não fazem mal ao meio ambiente e são degradados com maior facilidade.

Aqui estão algumas marcas que produzem o glitter biodegradável:

Glitra Bio

Brilhow

Zim Color

Caminito

Não jogue lixo na rua

Esse com certeza é um dos itens mais relevantes. Se você quer curtir um Carnaval sustentável, não jogue, por hipótese nenhuma, lixo na rua. Não contribua com o que você não gosta de ver e também faz super mal ao meio ambiente. Guarde sempre os lixos no bolso para jogar assim que ver uma lixeira 🙂

Separe todas essas dicas e coloque em prática neste Carnaval!

banner_728banner_728banner_728banner_728

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *