5 frases pra nunca dizer a uma pessoa gorda

A gente não é obrigadx a aguentar nada e nem a deixar entrar pelos nossos ouvidos coisas que não nos façam bem. Se liga no que nunca dizer a uma pessoa gorda.

pessoa-gorda

Você, assim como qualquer pessoa que leia esse texto deve ter coisas que não goste que falem pra você e tudo bem, a gente não é obrigadx a aguentar nada e nem a deixar entrar pelos nossos ouvidos coisas que não nos façam bem.

Então, depois de um hiato sem escrever e de passar por situações desconfortáveis, resolvi escrever sobre isso e o quanto falar algumas coisas por aí pode magoar.

Então, essas são 5 (de muitas) das coisas que você não deve dizer a uma pessoa gorda:

1- “Seu rosto é tão bonito, por que não emagrece?”

GENTE DO CÉU, PARA! Primeiro que um corpo gordo não é feio, feio é ficar estereotipando as pessoas e seus corpos que são singulares. Segundo, se você tem essa mente adoecida com os padrões da sociedade, guarda pra você. Não sabemos os gatilhos que o outro pode ter, uma frase dessa pode acabar com o dia de alguém, sério. Por favor, não vamos ser um ser humano que diminui o outro, isso não é elogio e pode machucar.

2 – “Nossa, você só come / vai comer isso aí?”

O problema nessa frase é que ela só é dita se for uma pessoa gorda comendo, uma pessoa magra que come a mesma quantidade ou MAIS, não passa por isso. Uma pessoa não necessariamente é gorda por comer muito, existem várias coisas que podem engordar, pode ser hormonal, por exemplo. Ah, e se a pessoa quiser comer, deixa ela comer, a boca é dela, o corpo é dela, vamos respeitar! O mundo vai ser bem melhor pra todo mundo quando as pessoas pararem de cuidar mais da vida do outro, do que da própria.

3 – “Essa roupa tá muito justa”

É tão ofensivo assim uma pessoa gorda mostrar o corpo? Cada um precisa ter o direito de vestir o que faz bem, se você não curte nada marcando o corpo, tá tudo lindo, mas se a outra pessoa se ama assim, ama mostrar as curvas, as dobras, TÁ LINDO TAMBÉM! Volte no item 2 e leia a última frase e vai ficar tudo bem.

4 – “Nossa, você devia praticar esportes / fazer exercícios”

Eu sei que isso é importante pra todo mundo e faz bem pra todo mundo, mas você não vê alguém chegando em pessoas magras e falando “você devia entrar pra academia” ou “nossa, é só querer fazer exercícios”. Ou você prega isso pra todo mundo e apoia a prática de exercícios na vida ou você não fala nada pra ninguém. E também, existem pessoas gordas que praticam MUITO mais atividades físicas do que pessoas magras.

5 – “Deus me livre de engordar”

Você NÃO precisa ser magrx, nem gordx, você precisa se amar exatamente como é e se quiser mudar algo, mude. Mas não use esse tom de desprezo sobre engordar, como se fosse uma coisa repulsiva, como se engordar fosse um castigo. Novamente, fazer um comentário assim pode despertar gatilhos, inseguranças e estragar o dia de alguém. O processo de construção do amor próprio é longo e difícil, uma frase dessa pode fazer a pessoa voltar diversas casas nesse caminho.

Bom, existem outras mil coisas que não devem ser ditas para pessoas gordas, mas vamos começar assim e aos poucos deixar a sociedade melhor e as pessoas transbordando amor próprio, ok?

Se quiser sugerir um tema, ou relatar situações em que você ouviu isso e como lidou comenta aqui, tá?

Um beijo da gorda polêmica, eu.

Um comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *